Jornal "O Arco-Íris"

O Jornal da APERCIM, “O Arco Íris”, foi criado com o intuito de informar e dar a conhecer atividades que se desenvolvem dentro ou fora da Instituição. Pretende ser o espelho do trabalho de toda uma equipa que apoia uma população de pessoas portadoras de Deficiência, e com necessidades educativas especiais, como são as crianças da nossa Creche. Através do Jornal veiculamos a imagem da nossa Instituição contribuindo na ACEITAÇÃO e INTEGRAÇÃO efetiva da nossa população.

Neste universo são apoiadas pessoas residentes no Concelho de Mafra e alguns dos concelhos de Loures e de Sintra. 
Desejamos contribuir para a mudança de mentalidades no âmbito da DEFICIÊNCIA tentando derrubar algumas barreiras e preconceitos.
 
Com a elaboração e distribuição de cada edição procuramos atingir vários objetivos:
1. Aprendizagem/Informação: Estimulamos a aprendizagem nos Jovens/Clientes na sua feitura e “venda”, o terem de dizer o nº da edição, o valor, a quantia de dinheiro que devem receber/devolver (troco). 
2. Socialização: Os Jovens/Clientes escolhidos como “ardinas” estabelecem contacto direto com a população de Mafra, Ericeira e Malveira; dialogam com os interessados e possíveis leitores do Jornal. Espalham as notícias da APERCIM pelo Concelho de Mafra.
3. Contribuição na sustentabilidade da Casa: Ao distribuir/vender o Jornal, os nossos “ardinas” obtêm algum pecúlio que entra nas receitas da Instituição.
Ao mesmo tempo, o nosso Jornal “O Arco-Íris” fica nos arquivos da Casa enriquecendo o Historial da APERCIM com inúmeras memórias que contam a evolução da APERCIM.
 
Pontos de venda do Jornal “O ARCO-ÍRIS”:
 
  • Na Secretaria da APERCIM (Edifício-sede);
  • Na Secretaria do CRAERIS;
  • Na Sala do Jornal “Ideias & Saberes”;
  • Pelos “Ardinas da APERCIM” nas ruas de Mafra, Malveira e Ericeira. 

 

O grupo das “Repórteres Atrevidas” é, atualmente, constituído por 4 Jovens/Clientes inscritas na valência C.A.O. (Centro de Atividades Ocupacionais), com o nível académico do 6º ano.

Cada elemento pertence a um grupo/atelier de atividade:

1.       Anabela Moreira: Olaria/Bar

2.       Ana Teresa Paulo: Limpezas

3.       Cláudia Ferreira: Olaria/Bar

4.       Dália Santos: colabora na valência Creche.

Estas Jovens têm atividades relacionadas com o Jornal, na Sala de “Ideias & Saberes”, 2 vezes por semana. Nestas atividades realizam trabalhos relacionados com a elaboração do Jornal “O Arco-Íris”: entrevistas, pesquisas na Internet, escrita/leitura, fotografia, montagem, etc.

De forma intrínseca, estas Jovens praticam exercícios que lhes permitem manter as aquisições feitas anteriormente, como a leitura, escrita e informática.

Depoimento das Repórteres Atrevidas”:

«Nós gostamos de ser conhecidas enquanto “Repórteres Atrevidas” e de colaborar no Jornal da APERCIM porque nos dá a oportunidade de falar com várias pessoas, adquirir novos conhecimentos, vivenciar novas experiências, navegar na Internet, tirar fotos, entre outras coisas mais. E ficamos sobretudo felizes por vermos o resultado final: a nossa colaboração em cada edição que sai e que é distribuída pelo Concelho de Mafra. No fundo, é uma forma de nos sentimos válidas.” 

Sondagem