Projeto “Um Novo Lar para a Autonomia”

No sentido de dar resposta à necessidade de um novo Lar Residencial, a APERCIM avançou com um projeto para a construção de 3 edifícios destinados a Lar Residencial, com 16 vagas cada, tendo sido cedido pela Câmara Municipal de Mafra o terreno anexo à APERCIM e à Escola EB2/3 de Mafra, próximo do novo Centro de Saúde, também em construção.

Por não existir financiamento estatal ou comunitário, a Instituição apenas terá condições financeiras para avançar com a construção de um edifício.

Após a realização de concurso público, que contou com o apoio técnico da autarquia mafrense, a construção do primeiro edifício foi adjudicada à empresa VAMARO – Construção Civil S.A. estando orçamentada em 545.701,68€. Será efetuada com recurso a fundos próprios da Instituição, contando com o apoio de 70.000,00€ da Fundação EDP, no âmbito do programa EDP Solidária- Inclusão Social 2017, verba que servirá igualmente para a aquisição do equipamento do edifício. A construção inicia-se em janeiro de 2018 e tem um prazo máximo previsto de 10 meses.

Este Novo Lar procurará assegurar o desenvolvimento das competências dos residentes com deficiência intelectual ou motora, numa perspetiva de trabalho para a autonomia. Torna-se, portanto, necessário que esteja equipado com os recursos materiais que permitam o desenvolvimento de planos individuais com vista à autonomia num contexto que diminua a carga institucional e que promova o ambiente familiar. Procurar-se-á ainda que estes ganhos em termos de autonomia culminem com a inclusão na comunidade nas vertentes laboral e residencial.

Galeria de Fotos do Projeto

Sondagem